Ivo a bater tachos

Ivo chega A BATER TACHOS mas só lhe DÃO TAMPA

Ivo está faminto de acção mas não tem sorte nenhuma. Desmede-se em tentativas que "espevitem" os ânimos dos outros. Até tachos e panelas foi buscar para os "acordar" mas só recebe "tampas" de todos.

 

Ivo chega A BATER TACHOS mas só lhe DÃO TAMPA

Ivo é o único com vontade de acção numa tarde lânguida em que todos se entregam à preguiça. Vera está febril. Queixa-se que se constipou e que lhe dói a garganta. Desde que terminou o almoço que dormita tapada com uma manta no Sofá da Sala. Ora com gato ao colo, ora sem gato, mas sempre rabugenta e de mau humor. Ana Isabel e António também se juntam à sesta. Os três abrem uma excepção para o lanche mas, após uma breve pausa, cada um regressa à sonolência.

Ivo está a passar um mau bocado. Ao som da música nostálgica que toca na Casa, o Surfista perde-se em longos monólogos saudosos. Já sente falta da vida na Casa e, a dois dias da Final, não sabe como vão ser os seus dias sem a "Voz" para lhe «dar ordens» ou limitar «o tempo para ir às compras. Quer que o ajudem a distrair o pensamento, mas os outros só dormem!...

Ivo tenta de tudo: conversar, implicar, mimar, cantar, brincar... até bate tachos e panelas para os despertar! Tudo em vão. O Surfista está com pouca sorte e nemmo quando resolve dedicar-se a Vera é melhor sucedido. Impaciente e mal-humorada, esta repele sem dó nem piedade todas as suas solicitas tentativas.